Mostrando 1 resultados

Registro de autoridade
Padre

Magno Sauter

  • Pessoa
  • 1908-1959

Nasceu aos 12 de abril de 1908 em Dächingen, diocese de Rottenburg (Alemanha). Com 12 anos entrou no seminário menor “São Bernardo” em Schwäbisch Gmünd, onde fez o ginásio. Em 1928 iniciou o Noviciado e fez a primeira profissão religiosa dia 1º de maio de 1930. Estudou Filosofia e Teologia em Salzburg, na Áustria, onde se ordenou sacerdote aos 15 de julho de 1934. Quando terminou os estudos teológicos em 1935 embarcou para o Brasil, vindo para Jacarezinho, Estado do Paraná, a fim de trabalhar no recém-inaugurado Ginásio “Cristo Rei”.

Foi este estabelecimento o campo de trabalho de toda sua vida de sacerdote palotino e mestre. Como professor, prefeito e diretor envidou todas as suas forças para o bem da juventude, da qual era sempre amigo e conselheiro. Nunca olhava a própria comodidade nem mesmo a saúde quando se tratava do bem espiritual, da educação e do progresso intelectual dos alunos a ele confiados. Cuidava ainda das famílias amigas do Colégio e redobrava seus deslevos no caso de doença ou morte.

Esta sua despretensiosa e extrema dedicação ao magistério, à educação e ao bem espiritual do próximo abalou sua saúde. Sofria já desde pequeno do coração. Úlceras no estômago vieram mais tarde lhe diminuir as energias causando-lhe incômodos. Somente quando as forças físicas o abandonaram sujeitou-se a uma operação, em 1953. Em seguida passou quase um ano na terra natal a fim de se refazer fisicamente. Voltando em início de 1954 continuou incansavelmente seu trabalho de educador e guia da juventude até fevereiro de 1959, apesar das prescrições médicas que aconselhavam moderação e dieta constantes.

Estando em São Paulo para consultar seu médico especialista, sofreu uma trombose cerebral no dia 13 de fevereiro. Sendo o estado muito grave foi sacramentado antes de ser levado para o hospital. Recebeu todos os cuidados médicos no Hospital da “Beneficência Portuguesa” de São Paulo, mas no dia 4 de março, às 15:30 horas um colapso cardíaco pôs-lhe repentinamente fim a vida.

Por iniciativa de seus amigos, ex-alunos e do povo de Jacarezinho, o corpo foi transportado por via aérea à cidade. Na Catedral de Jacarezinho, com assistência do Bispo Diocesano e de numerosos confrates, foi cantada Missa solene de Requiem, corpo presente. Grande multidão assistiu a missa e acompanhou o enterro em procissão até o cemitério.