3 - Série CC - Crônicas da Cidade

Crônica Nº 3 | 12 de julho de 1962 Crônica | 13 de julho de 1962 Crônica | 14 de julho de 1962 Crônica | 16 de julho de 1962 Crônica | 17 de julho de 1962 Crônica | 18 de julho de 1962 Crônica | 19 de julho de 1962 Crônica Nº 10 | 20 de julho de 1962 (1ª versão) Crônica Nº 10 | 20 de julho de 1962 (2ª versão) Crônica | 21 de julho de 1962
Resultados 1 até 10 de 224 Mostrar tudo

Área de identificação

Código de referência

BR PRCEDHIS CR-CC

Título

Crônicas da Cidade

Data(s)

  • 1962 - 1982 (Produção)

Nível de descrição

3 - Série

Dimensão e suporte

Crônicas escritas por meio de datilografia com tinta preta ou azul, em diferentes tamanhos de suporte, variando entre A4 e Ofício. Os papeis são em sua maioria lisos, porém alguns papeis utilizados possuem uma espécie de "cabeçalho" levando o nome e informações profissionais de Celso Antônio Rossi ou de alguns Sindicatos em que ele atuava.

Área de contextualização

Nome do produtor

(1936 - 2022)

Biografia

Celso Antônio Rossi (1936 –2022) foi um dos professores e fundadores da antiga Faculdade Estadual de Direito do Norte Pioneiro (Fundinopi), em 1967, hoje integrada à UENP. Dela foi também diretor, de 1974 a 1978 e de 1990 a 1994, além de vice-diretor por várias oportunidades e professor do curso por mais de 30 anos. Foi também professor da Faculdade Estadual de Educação Física de Jacarezinho (Faefija); coordenador e professor do curso de Direito da Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos/SP; diretor do Colégio Cristo Rei; presidente da Subseção da OAB-Jacarezinho da qual foi fundador; conselheiro Estadual da OAB do Paraná; vice-Presidente da OAB do Estado; e membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB-Paraná. O jurista desempenhou também diversas outras funções em diferentes trabalhos e criou, em 1975, o Escritório Modelo da Faculdade de Direito que desde então presta assistência judiciária gratuita à comunidade.

É autor do livro jurídico “Das Relações de Parentesco na Ordem de Sucessão” (1972) e do livro “Centenário da Comarca de Jacarezinho”. O professor integrou ainda a coletânea “300 histórias de Curitiba”, publicada em 2002, e a obra “Prosa e verso, verso e prosa: Mosaico de Escritores Jacarezinhenses”, de 2012. Ainda como escritor, Celso Rossi possui inúmeros contos e poesias publicados na revista Meya Ponte, da Academia Pirenapolense de Letras (Goiás).

Durante a vida, Rossi exerceu atividades ligadas à imprensa, à história e à cultura em geral. Foi editor e diretor dos jornais Tribuna do Norte (1960 a 1965) e Tribuna do Norte Pioneiro (1982 a 1989), ambos de Jacarezinho. Foi produtor e escritor do programa “Crônica da Cidade de Jacarezinho”, levado ao ar diariamente pela Rádio Difusora de Jacarezinho e depois pela Rádio Educadora de Jacarezinho de 1962 a 1982. Em 2004, Celso Rossi criou o fotoblog “Jacarezinho com amor” que reunia fotografias da cidade e seus habitantes e sobre as quais tecia comentários em forma de legenda, revelando seu olhar sobre diversos aspectos da sociedade local.

História do arquivo

Procedência

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

O fundo contém 2230 crônicas escritas diariamente por Celso Antônio Rossi, as quais eram lidas durante um programa de rádio da época. As crônicas estão divididas entre séries e subséries, assim designando respectivamente os anos e meses em que foram escritas. Apesar de serem escritas diariamente, com o tempo muitas foram perdidas e ou muito danificadas, o que explica a ausência de algumas datas neste.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Aberto para consulta.

Condiçoes de reprodução

Consultar as normas gerais de reprodução de documentos do CEDHIS.

Idioma do material

  • português do Brasil

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

A maior parte das crônicas foram avaliadas em estado regular. As folhas encontram-se muito desgastadas pelo tempo e quebradiças; muitas delas estão com profundos vincos de dobras, como também estão faltando pedaços ou marcadas por ferrugem provindas de clips de papel e grampos.

Instrumentos de descrição

Área de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Área de notas

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Status

Nível de detalhamento

Datas de criação, revisão, eliminação

Idioma(s)

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados

Lugares relacionados