Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1962 - 1982 (Produção)
Nível de descrição
3 - Série
Dimensão e suporte
Crônicas escritas por meio de datilografia com tinta preta ou azul, em diferentes tamanhos de suporte, variando entre A4 e Ofício. Os papeis são em sua maioria lisos, porém alguns papeis utilizados possuem uma espécie de "cabeçalho" levando o nome e informações profissionais de Celso Antônio Rossi ou de alguns Sindicatos em que ele atuava.
Área de contextualização
Nome do produtor
Biografia
Celso Antônio Rossi (1936 –2022) foi um dos professores e fundadores da antiga Faculdade Estadual de Direito do Norte Pioneiro (Fundinopi), em 1967, hoje integrada à UENP. Dela foi também diretor, de 1974 a 1978 e de 1990 a 1994, além de vice-diretor por várias oportunidades e professor do curso por mais de 30 anos. Foi também professor da Faculdade Estadual de Educação Física de Jacarezinho (Faefija); coordenador e professor do curso de Direito da Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos/SP; diretor do Colégio Cristo Rei; presidente da Subseção da OAB-Jacarezinho da qual foi fundador; conselheiro Estadual da OAB do Paraná; vice-Presidente da OAB do Estado; e membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB-Paraná. O jurista desempenhou também diversas outras funções em diferentes trabalhos e criou, em 1975, o Escritório Modelo da Faculdade de Direito que desde então presta assistência judiciária gratuita à comunidade.
É autor do livro jurídico “Das Relações de Parentesco na Ordem de Sucessão” (1972) e do livro “Centenário da Comarca de Jacarezinho”. O professor integrou ainda a coletânea “300 histórias de Curitiba”, publicada em 2002, e a obra “Prosa e verso, verso e prosa: Mosaico de Escritores Jacarezinhenses”, de 2012. Ainda como escritor, Celso Rossi possui inúmeros contos e poesias publicados na revista Meya Ponte, da Academia Pirenapolense de Letras (Goiás).
Durante a vida, Rossi exerceu atividades ligadas à imprensa, à história e à cultura em geral. Foi editor e diretor dos jornais Tribuna do Norte (1960 a 1965) e Tribuna do Norte Pioneiro (1982 a 1989), ambos de Jacarezinho. Foi produtor e escritor do programa “Crônica da Cidade de Jacarezinho”, levado ao ar diariamente pela Rádio Difusora de Jacarezinho e depois pela Rádio Educadora de Jacarezinho de 1962 a 1982. Em 2004, Celso Rossi criou o fotoblog “Jacarezinho com amor” que reunia fotografias da cidade e seus habitantes e sobre as quais tecia comentários em forma de legenda, revelando seu olhar sobre diversos aspectos da sociedade local.
Entidade custodiadora
História do arquivo
Procedência
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
O fundo contém 2230 crônicas escritas diariamente por Celso Antônio Rossi, as quais eram lidas durante um programa de rádio da época. As crônicas estão divididas entre séries e subséries, assim designando respectivamente os anos e meses em que foram escritas. Apesar de serem escritas diariamente, com o tempo muitas foram perdidas e ou muito danificadas, o que explica a ausência de algumas datas neste.
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Aberto para consulta.
Condiçoes de reprodução
Consultar as normas gerais de reprodução de documentos do CEDHIS.
Idioma do material
- português do Brasil
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
A maior parte das crônicas foram avaliadas em estado regular. As folhas encontram-se muito desgastadas pelo tempo e quebradiças; muitas delas estão com profundos vincos de dobras, como também estão faltando pedaços ou marcadas por ferrugem provindas de clips de papel e grampos.